sexta-feira, 15 de março de 2013

E, se não...

O cenário era extremamente desfavorável. Imagine uma multidão de pessoas seguindo a orientação de um rei com poder absoluto e você com mais dois amigos malucos decidem peitar a ordem real, fundamentados tão somente na fé num Deus que outrora havia permitido que vários de seus conterrâneos, inclusive você, tivessem sido levados como escravos do seu país de origem. 

A determinação era que quando começassem o toque dos instrumentos musicais todos, sem exceção, deveriam se curvar e oferecer homenagens e adoração à grande estatua erguida na antiga Babilônia. Quem por acaso desobedecesse já tinha a sentença decretada: Seria jogado numa caldeira, numa fornalha com cerca de 2000ºC. Deus poderia mais uma vez aparentemente fechar os olhos e permitir que os seus seguidores simplesmente morrerem queimados vivos. O mais sensato seria simplesmente se ajoelhar como todo mundo e escapar com vida. Mas os três amigos, Misael, Ananias e Azarias combinaram entre si e decidiram desafiar Nabucodonozor , mantiveram-se em pé, não se curvaram, não abaixaram a cabeça. E o monarca sentiu-se afrontado. 

O perigo era tão eminente que até o próprio rei ainda tentou contornar a situação, procurou convencer os três amigos a obedecerem a determinação real. Mas o trio foi firme, os rapazes responderam que Deus os livraria e, se não, se Deus não quisesse livrá-los, mesmo assim eles se manteriam fieis ao Todo Poderoso. Quanta diferença da maioria dos atuais cristãos que vivem uma fé de resultados.

Nabucodonozor autorizou lançar os três amigos no fogo ardente, amarrou-os bem, e os rapazes foram jogados ao fogo, para serem queimados vivos. O milagre então aconteceu. Ao invés de morrerem, os jovens foram vistos andando pelo meio do fogo, isso mesmo, e o mais interessante é que havia um quarto homem literalmente passeando dentro das chamas, com os três amigos. O rei impressionado, achou que estava ficando doido, mas logo percebeu que havia algo sobrenatural e chamou os condenados a saírem, e eles caminharam tranquilamente para fora da fornalha, e nem cheiro de fumaça ou fogo tinham. O rei glorificou a Deus.

É louvável a atitude dos três amigos em não negarem sua fé no Todo Poderoso, independente da resposta de Deus às suas orações. Eles não condicionaram sua posição. Às vezes Deus não quer livrar-nos, quer nos ensinar algo em meio ao sofrimento ou a dor, e precisamos aprender com Ele. O Todo Poderoso pode não evitar o fogo, mas estará em meio a chamas conosco. O importante é sermos fieis em qualquer situação.
Chega de oportunismo, do toma lá da cá, quando se entregam vultosas ofertas, por exemplo. Chega do determinismo, de decretações de milagres e de bençãos. Deus é soberano, está acima dos caprichos e dos desejos humanos. E mais, o Senhor não vê como vê o homem. Tem coisas que ele faz ou permite acontecer, e nós ficamos sem entender, mas não podemos esquecer que Ele tem uma visão privilegiada, pois está acima de tudo e de todos. Ele é onipresente, onisciente e onipotente e sempre sabe o que faz. Então independentemente da maneira como Ele vai agir, o desafio é ser fiel a Ele em quaisquer situação. (Fonte: Blog do Francisco Evangelista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário